loader
by on 23 de abril de 2017

Breve histórico sobre o criador e o surgimento do Pilates:

Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 na Alemanha onde na sua infância sua saúde foi frágil sofrendo de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática.

Quando era adolescente, limpava o jardim de um vizinho que possuía uma biblioteca, em troca de desfrutar dela. Devido a uma saúde fraca na infância e à sede de conhecimentos, tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. O Método teve influência desde o yoga, artes marciais e ao estudo do movimento dos animais.

Na Primeira Guerra Mundial (1914), atuou como enfermeiro e desenvolveu exercícios para manter a si e aos companheiros saudáveis. Usou as camas hospitalares e outros artefatos (cintos, lastros e molas) para fortalecer enfermos que ainda permaneciam deitados nas camas, onde iniciou o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos.

Finalizado a guerra, retornou à Alemanha, onde continuou a desenvolver seu método, em primeiro lugar chamou atenção dos membros do mundo da dança, Rudolf Von Laban, que incorporou princípios de Pilates à sua técnica corporal. Em 1926, aos 46 anos, Pilates acompanhou o campeão mundial Schmeling a Nova York, com a promessa de o representante do boxeador financiar uma academia naquela cidade. Na viagem de navio de Londres para Nova York, Pilates conheceu a enfermeira Clara e obtiveram afinidades por apresentar interesse pela saúde e como manter o corpo saudável, decidiram abrir um estúdio juntos e mais tarde acabaram se casando. Pilates e Clara abriram a academia na Oitava Avenida de Nova York, no mesmo prédio do New York City Ballet, velozmente atraiu a atenção de pessoas influentes na cidade.
Joseph H. Pilates editou dois livros: 1: Your Health – compêndio de filosofia – 1934; 2: Return to Life Through Contrology – exercícios no colchonete – 1945, com colaboração de seu amigo Willian John Miller.

Referência:
Dra. Solaine Perini
Presidente da Associação Brasileira de Pilates
Link: http://www.abpilates.com.br


Share: